Projeto gráfico feito por João Gustavo. Revisão e edição dos textos por Diego Godoi

O projeto "Minuto Saúde", criado pelos alunos  Diego GodóiJ. GusttavoJesus Rios e Rita Rodrigues, do quinto semestre de Jornalismo, foi desenvolvido para informar às pessoas a respeitos de riscos e curiosidades sobre a saúde naquele momento mais inoportuno e íntimo do ser humano: no banheiro. É uma forma de distrair e informar os cidadãos que, por um tempo, ficarão esperando a vontade de suas "necessidades". Divulgado na Universidade de Franca (UNIFRAN), os cartazetes serão colados nas portas dos reservados de alguns banheiros.

AIDS. Como prevenir e tratar

Rita Rodrigues


Uma das doenças mais terríveis que a humanidade já desenvolveu é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (sigla em inglês: AIDS). A síndrome é causada por um retrovírus chamado HIV, transmitido primordialmente por RELAÇÕES SEXUAIS DESPROTEGIDAS e USO DE SERINGAS CONTAMINADAS.

A prevenção é feita com uma simples coisa, A CAMISINHA. Por ser essencialmente uma DST, a camisinha ainda é o meio mais seguro de prevenção, tanto para a AIDS, QUANTO PARA QUALQUER OUTRA DST.

O tratamento da AIDS é complexo. A Cura ainda é uma possibilidade distante. Os coquetéis de remédios, que geralmente são fornecidos pelos centros de saúde, apenas retardam os sintomas transformando essa terrível doença em crônica.

Se quiserem um conselho desse simples informativo de banheiro é apenas que: USE CAMISINHA!

A Dengue



A Dengue foi considerada erradicada no Brasil por mais de 50 anos. Mas nos anos 1970 ela voltou.

Como o Brasil é um país tropical que associa calor e chuvas fortes, todo verão a dengue dá as caras para atrapalhar a vida de muita gente.

Com o mesmo sintoma de uma gripe forte ela pode matar no caso de ser hemorrágica. Na cidade de Franca os casos de Dengue são mantidos em sigilo pela vigilância sanitária para não gerar alarde. Mas no último surto, mais de 100 pessoas foram estimadas com a doença na cidade.

Ela é uma doença de fácil diagnóstico e tratamento. As possibilidades de cura são enormes, mas o país não deveria sofrer com uma doença declarada extinta em várias partes do mundo.


Saiba mais sobre higiene

João Gustavo


Os banheiros públicos são geralmente associados à sujeira e falta de higiene. Mas necessariamente as pessoas que usam os banheiros são os grandes causadores desses transtornos.

Várias doenças podem ser transmitidas nos banheiros desde micoses a bactérias. Para um uso mais consciente é preciso mais respeito às pessoas que irão usar posteriormente.

Apenas dizemos que o uso consciente do banheiro público é o respeito ao próximo.

Hortifrut ... previna-se


As doenças venéreas eram tabus a alguns anos. Apelidos era a solução para conversas entre amigos e familiares.

“O Bicho da Goiaba” – A AIDS ou SIDA, é geralmente associados com o parasita presente no fruto da goiabeira. Essa associação pejorativa, muito usada no interior do país remete ao fato da doença não possuir sintomas visíveis no seu início, assim como a goiaba, que pode parecer consumível, mas por dentro possui o parasita.

A Couve-flor - associada ao cancro de deforma a genitália