Imagem divulgação do Evento Skol Rock Paraíso
É parte da essência humana apreciar a música, não importando a época e o estilo. Através da música ouvimos histórias de lutas, de vidas e gritos por liberdade. Dentre tantos gêneros e estilos musicais que narram essas experiências, um em especial merece destaque por, desde a década de 1950, conquistar e fazer a cabeça de milhões de pessoas em todo o planeta. Originário dos Estados Unidos, o Rock n’ Roll é um gênero musical cujas suas raízes estão, principalmente, no R&B, a música negra americana, e que unia a este gênero um ritmo rápido e único, que agradava a inúmeros jovens que se identificavam com o estilo rebelde e ousado de seus cantores e bandas.

Bill Haley é considerado por muitos o precursor do Rock n’ Roll e teria sido ele próprio o responsável por popularizar o gênero musical na época, em meados de 1954. Depois de Haley, vieram Chuck Berry e Elvis Presley, este segundo, considerado o “rei do rock” justamente por apresentar ao mundo este gênero tão libertador que crescia e se popularizava cada vez mais entre músicos e cantores. Bandas que adotaram o rock e se consagraram no cenário musical até hoje são muito ouvidas como Rolling Stones, Beatles, The Animal e Queen, que, além de influenciam, serve de referência para as inúmeras bandas da atualidade.

Por sua importância é atribuído ao dia 13 de Julho o “dia mundial do rock”. A data é em homenagem a um dos concertos de rock mais famosos de todos os tempos, o “Live Aid”, um show de rock beneficente que foi televisionado para o mundo todo e que ocorreu simultaneamente na Filadélfia (nos Estados Unidos) e em Londres (na Inglaterra), em 1985. Tendo como objetivo combater a fome na Etiópia, país do continente Africano, a apresentação contou com a presença de grandes nomes da música como B.B. King, Black Sabbath, Bryan Adams, Mick Jagger, Tina Tunner, The Who, Queen, Elton John entre tantos outros nomes.

Deixando um pouco a história de lado, o fato é que o Rock n’ Roll se tornou um dos gêneros musicais mais ouvidos e aclamados da história da humanidade, sempre se inovando e renovando, atingindo geração após geração. Nada foge as suas influências e, apesar de São Sebastião do Paraíso ser uma cidade essencialmente sertaneja, os fãs e apreciadores deste gênero musical épico terão muito que comemorar no dia 27 deste mês. É que será realizado na cidade um concerto de rock inédito na Arena Olímpica, que contará com a atração principal a banda “Detonautas Roque Clube”, que na ocasião fará um tributo à banda “Charlie Brown Jr.”, do vocalista Chorão, falecido em março deste ano.

Outras bandas da cidade participarão do evento, tendo a oportunidade de dividir o palco com essas grandes feras do rock nacional. Uma delas é a “Over Sun”, que tem um ano e meio de estrada e vê nesta ocasião como uma oportunidade de poder mostrar seu som a um público maior. Túlio Santos, baterista da banda, diz que está muito ansioso pela ocasião. “Achei interessante a ideia de se criar um evento de rock aqui, que além de dar oportunidade para as bandas locais mostrarem seu trabalho é uma forma de prestigiar a galera que curte o rock em Paraíso”, conta.
Banda Over Sun  - Túlio é o segundo à esquerda 
De fato é uma boa pedida para quem aprecia outros estilos musicais alem do tradicional sertanejo. É guardar a data e esperar por este evento que tem tudo para ser um grande sucesso.

Por João Gustavo
Matéria produzida originalmente para a "Revistas Expressão Livre"
- Ano 3, Edição 38, Julho de 2013