20 de Julho - Dia Internacional do Amigo
A amizade poder ter muitos sentidos e diferentes significados. Há o consenso de que amizade é aquele amor despretensioso que nutrimos por alguém; uma dedicação mútua em que o carinho, o apoio e a compreensão são as únicas recompensas. Inerente ao homem, a amizade é decorre do convívio social com familiares e pessoas que nós vamos conhecendo ao longo da vida. Porém, a figura do amigo, aquela pessoal ímpar que conhecemos por acaso e vamos descobrindo e se redescobrindo enquanto indivíduos, não é alguém que com quem possuímos laços familiares, mas é aquele familiar “extra” que acolhemos em nossas vidas.

Embora para a psicanálise a amizade seja um sentimento sem laços obrigatórios como os familiares e, diferente do amor, seja uma relação de reciprocidade que não gera nenhum sofrimento por sua perda, que segundo algumas análises se desfazem naturalmente, podemos ir muito alem... Somos alvos constantes para a psicologia, que procura entender e compreender o homem, portanto é difícil definir o que a amizade, sobretudo a figura do amigo, representa para nós. Para o físico Albert Einstein, em seu “poema da amizade”, a amizade é um sentimento restaurador, que sobrevive a quase tudo, desde que reste um resquício que seja. “Pode ser que um dia não mais existamos... Mas, se ainda sobrar amizade, nasceremos de novo, um para o outro”.

Celebrado oficialmente no dia 20 de julho, o “dia do amigo” e “dia internacional da amizade” é em comemoração àqueles que fazem parte do nosso dia a dia e nos oferecem seu carinho e atenção. Há controversas, no entanto, sobre a origem desse dia. A versão sobre a data mais conta e difundida é que teria sido supostamente criada pelo argentino Enrique Febbaro, um entusiasta da corrida espacial e que acreditava que se o homem era capaz de chegar à lua, unidos a humanidade poderia conquistar muitos outros feitos épicos. A data teria se tornado oficial em Buenos Aires, capital da Argentina, em 1979, e pouco a pouco sendo adotada por outros países do mundo.

É um dia para ser celebrado, indubitavelmente, afinal, são nos momentos mais difíceis que os amigos verdadeiros se revelam... Na hora do “não”, nos momentos de crises financeiras e até desentendimentos familiares e com os próprios amigos. Brigar com o amigo e se arrepender no mesmo instante é a prova máxima da importância vital que essa figura tem em nossas vidas. Em melodias poéticas Milton Nascimento conseguiu traduzir esse sentimento tão singular e nobre que nutrimos aos nossos “irmãos de coração”, ele dizia que “amigo é coisa pra se guarda, no lado esquerdo do peito; mesmo que o tempo e a distância digam não...”. Feliz dia do amigo!