Beijo gay apresentado na novela "Amor à Vida" entre as personagens Félix (Mateus Solano) e Nico (Thiago Fragoso)

Somos uma sociedade regida por inúmeras regras morais que padronizam nosso comportamento e oprimi a liberdade individual de falar e expressar nossos questionamentos. Não existi uma lei que proíba falar sobre sexo ou sobre Satanás, no entanto estes são assuntos que evitamos por gerar muita polêmica e desconfortos: é o que chamamos de TABU. 

A palavra “Tabu” é de origem polinésia e está intimamente ligada ao misticismo. As tribos oriundas desta região utilizavam o termo “tabu” para designar proibições cujos seus descumprimentos geravam punições. Para eles o “tabu” era à proibição do contato com objetos sagrados no dia-a-dia ou que eram considerados amaldiçoados, a partir de então surgem às hierarquias, definindo o que é ou não proibido naquela sociedade. 

Estudos de Freud e do antropólogo Levi-Strauss, serviriam para dar um significado mais sólido a expressão comumente usada na sociedade contemporânea, contudo o sentindo da proibição, como usado pelas tribos da polinésia, ainda se manteriam. Esses estudos viriam dizer que o tabu seria uma espécie de sentimento social coletivo sobre um determinado comportamento ou assunto, uma ponte entre duas determinações comportamentais: uma biológica e outra cultural. No entanto, o tabu portará uma ambiguidade muito característica a sua essência e origem: se por um lado seu sentido representa o sagrado e o consagrado, no outro, representa o misterioso, o perigoso, o proibido, o impuro.

Todavia, o “tabu” nos dias de hoje confunde-se ao que as sociedades construíram ao longo dos séculos: o preconceito. Mas é importante frisar que o tabu propriamente dito não é preconceito, embora haja certa relação. O preconceito [pré (antes) + conceito] é um juízo que fazemos sobre uma determinada prática ou pessoas, muitas vezes relacionadas a uma atitude discriminatória com relação a um grupo, indivíduo ou tradição. Desta forma não podemos dizer que tabu e preconceito são a mesma coisa, porque à medida que o tabu está relacionado a misticismo e a abominação de um ASSUNTO – que não se deve falar -, o preconceito está relacionado à abominação de um determinado GRUPO DE PESSOAS OU CRENÇAS que de destoa do padrão daquela determinada sociedade.