A Base Comunitária Móvel (BCM) da Polícia Militar é um serviço preventivo prestado por uma equipe de policiais militares preparados para aplicar o policiamento orientado para o problema (Pop), com o apoio da comunidade, e utiliza uma viatura (tipo trailer ou van adaptados) e outros processos de policiamento, com o objetivo de reduzir o crime de menor potencial ofensivo, a sensação de insegurança e a desordem pública em áreas com alta densidade populacional sazonal.

Conforme explica o chefe da seção de operações da PM e responsável pelo planejamento da base comunitário, tenente Thiago Teixeira Nunes, esse policiamento em específico “visa fazer frente às circunstâncias que necessitem de presença policial militar não permanente. Deve ser empregada, após criteriosa avaliação do comando, onde haja necessidade ocasional ou transitória, ainda que periódica”, destaca.

“A missão geral é executar o policiamento ostensivo geral de forma personalizada, conforme necessidade de cada comunidade, utilizando a Base Comunitária Móvel (BCM) para identificar, analisar e responder aos problemas contemporâneos de segurança pública, avaliando a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, elucida tenente Nunes.

A base tem também como objetivo executar as atividades conforme o planejamento da Seção de Emprego Operacional (P/3), em conjunto com os órgãos do Sistema de Defesa Social, a solução dos problemas locais com a participação da comunidade, bem como o policiamento ostensivo em locais que apresentem problemas similares, em “padrão” repetitivo e persistente, como já é comum observar a unidade no Centro de São Sebastião do Paraíso.

De acordo com o tenente Nunes, a BCM tem como conceito de atuação, dois objetivos: criar procedimentos de operacionalização para implantação da filosofia de polícia comunitária e assessorar o comando da PM e os policiais militares da 20ª Cia PM Ind onde estiverem atuando, de forma que, quando da retirada da equipe da BCM, possam, aqueles policiais militares, continuar e aprimorar os trabalhos realizados.

Outro ponto importante é que a área de atuação em que a BCM desenvolverá seus serviços deve ser bem definida, em virtude do problema apresentado pela comunidade, preferencialmente de forma a não extrapolar o território um bairro. “A equipe da BCM é diretamente subordinada ao comando da Cia PM. Será o comandante da Companhia, em conjunto com a Seção de Emprego Operacional (P/3) e comandante da BCM, o responsável pela elaboração do plano de ação da equipe da BCM em postos da subunidade”, explica Nunes.

Conforme destaca o tenente, mensalmente o comando da 20ª Cia e do BCM se reuni para elaboração do plano de atuação e avaliação dos resultados alcançados pelos projetos desenvolvidos.

“Atualmente, a Base Comunitária Móvel é empregada entre o início da tarde e início da noite, período em que há maior trânsito de pessoas nas ruas. O militar empregado neste policiamento fica à disposição da comunidade também para registro de ocorrências. O local de emprego, costumeiramente é a região central da cidade e o bairro lagoinha”, completa o tenente Thiago Nunes.

Matéria Publicada na edição 1983 do Jornal do Sudoeste,
São Sebastião do Paraíso/MG